Gestores e técnicos da Prefeitura de Contagem se reuniram, nessa quarta-feira (10/5), no Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem, na região Industrial, para verificar o acompanhamento das obras de revitalização e debater o cronograma, planejamento, execução e reinauguração do local. Após ser totalmente revitalizado, o espaço será uma referência cultural na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais.
Para a prefeita Marília Campos é necessário haver uma força tarefa para que o local possa ser entregue em perfeitas condições à população. “Trata-se de uma área de um potencial incrível, que vai agregar, e muito, não apenas para a cultura local, mas para diversas áreas, seja educação, esportes, meio ambiente e tantas outras. É um lugar amplo, de fácil acesso e que precisa ser cuidado, preservado e devolvido à população”, destacou.
Para o subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Teixeira, uma série de ações começarão a ser feitas a partir do início do próximo mês. “Estamos elaborando um levantamento de tudo que é necessário e, a partir do início de junho, queremos iniciar os trabalhos”.
Até o momento, informou o engenheiro Guilherme Martinelli, foi realizada uma limpeza geral, retirada de entulhos, trocas de vidros, reparos nas instalações hidráulica e elétrica; e a rede de esgoto foi totalmente revitalizada. “Estamos seguindo o nosso cronograma, vamos conversar com o empreiteiro responsável e buscar soluções rápidas e estáveis para que o local seja entregue em ótimas condições de uso, tanto pela Prefeitura, quanto pela população”, afirmou. A iluminação do Centro de Memória dos Trabalhadores também será toda refeita.
A revitalização do local conta com a parceria da Só Marcas, responsável por toda a restauração elétrica e hidráulica do local.
O subsecretário de Cultura, Marcelo Bones, ressaltou que quando o espaço estiver pronto, será de grande valia para toda a cidade: “Há um espaço imenso para exposições permanentes, temporárias, festivais, atividades ao ar livre, shows, mostras, oficinas, cinema, teatro, aulas. Toda esta programação já está sendo pensada pela Amicult (Organização da Sociedade Civil que irá gerir o local, em conjunto com a Prefeitura) e será apresentada em breve. Queremos ser referência”.
Marília ressaltou, ainda, que espera a apresentação da programação pensada para o local. “Acredito que podemos trabalhar em várias frentes, sem interferir um no trabalho do outro, estabelecendo uma coesão que, no fim, será um ganho para todos e todas”.
A programação para a reinauguração do Centro de Memória dos Trabalhadores deverá ser apresentada entre 30 e 40 dias. Cerca de 20 câmeras já começaram a ser instaladas e serão monitoradas 24h por dia. Além disso, um grupo de trabalho será montado para fazer o acompanhamento das obras e o intuito é que a inauguração aconteça em agosto, como um presente à população no aniversário da cidade, dia 30 de agosto.
Também participaram da reunião ao vice-prefeito Ricardo Faria; os secretários Rodrigo Paiva (Comunicação), Viviane França (Defesa Social), Maria Thereza Camisão (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); e Telma Ribeiro (Educação); além de representantes da Copasa, Direcional Engenharia e Só Marcas.
O Centro de Memória dos Trabalhadores
O Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem está localizado na região Industrial e vem passando por uma revitalização. O equipamento compreende 24 mil metros quadrados, sendo 4 mil metros quadrados de área construída. Ao todo são 27 ambientes mapeados em dois andares de edificação.
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, lançou, há cerca de um ano, um edital que visou selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para empreender, de forma compartilhada, o espaço, a fim de torná-lo uma das principais referências para a cidade e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Clique aqui e confira as fotos.